Nova tendência em software
- moraiscg
- 9 de fev. de 2010
- 2 min de leitura

A nova tendência em software hoje são as aplicações mobile. No inicio do ano houve uma feira internacional somente de tecnologias mobile. Há milhares de desenvolvedores criando soluções para celulares. No entanto há diversos sistemas operacionais, entre os principais temos:
- Android – Linguagem de desenvolvimento: C, C++, Java e Javascript, Delphi
- Bada – Linguagem de programação: C++ e Javascript.
- BlackBerry – Linguagem de programação : Java e C++.
- iOS – Linguagem de programação: Objective C, Delphi
- LiMo – Linguagem de programação: Somente aplicações Web.
- Meego - Linguagem de programação: QT e C++.
- Sybian – Linguagem de programação: C++, Qt, Python, Ruby e .Net.
- WebOS – Linguagem de programação: C++ e Javascript.
- Windows Phone – Linguagem de programação: C#, Delphi, .Net e silverlight.
São tantos sistemas operacionais, tantas marcas e modelos de aparelhos e, se analisarmos a maioria permite o C++ e o Java, diversas linguagens. É uma grande tendência que leva os profissionais e empresas de software a investirem no conhecimento de novas linguagens de programação, o que demanda tempo e investimentos.
Hoje a grande maioria dos desenvolvedores utilizam de linguagens .Net (Delphi XE, Visual Studio, etc) e o tempo e investimentos que podem ser gastos para iniciar o desenvolvimento de aplicações multi-plataformas são muito altos e tiram o foco das organizações em outros serviços.
Para isso foi criado o projeto do Mono (www.mono.project.com) que é um sistema cross plataform e framework que permite que aplicações escritas na linguagem .Net possam ser desenvolvidas e rodar em outros sistemas, inclusive de celulares.
Fora do projeto Mono há o MonoDevelop (http://monodevelop.com) que é um ambiente de desenvolvimento integrado opensource desenvolvida em 2003 por membors do projeto Mono com o objetivo de portar o SharpDevelop para Mono e GTK. No entando o MonoDevelop é um projeto independente do sharpDevelop sendo integrado em ambiente gráfico GNOME na plataforma Unix. Atualmente tem suporte as linguagens de programação C#, Delphi XE, Java, Visual Basic .Net e MSIL, entre outros.
Andreano Lanusse em seu blog (http://www.andreanolanusse.com/blogpt/) vem escrevendo diversos artigos mostrando o uso do Delphi XE com o projeto Mono:
- Usando iOS MapKit e CoreLocation com Delphi Prism e MonoTouch: http://www.andreanolanusse.com/blogpt/usando-ios-mapkit-e-corelocation-com-delphi-prism-e-monotouch/
- Desenvolvendo aplicações para iPhone com Delphi Prism XE e MonoTouch -http://www.andreanolanusse.com/blogpt/desenvolvendo-aplicacoes-para-iphone-com-delphi-prism-xe/
- Usando iOS MapKit e CoreLocation com Delphi Prism e MonoTouch - http://www.andreanolanusse.com/blogpt/usando-ios-mapkit-e-corelocation-com-delphi-prism-e-monotouch/
Estes são apenas alguns exemplos prático de como trabalhar o Delphi com o projeto Mono. Sem duvidas uma excelente forma de desenvolver aplicativos independentes de plataforma e sistema operacional, economizando tempo e investimento em outras tecnologias.
O projeto Mono está em atualização constante e com certeza será cada vez mais utilizado pelas empresas e profissionais de software que utilizam da linguem .Net.
"Ramos".


Comentários